Archive for outubro 2009

Semana da Computação, UFAL

Parece até que é uma síndrome, sempre que vou a um evento passo 1, 2 ou até mais semanas sem falar do mesmo.

Pois bem, semana passada (de 21 a 23 de Outubro), foi realizado na Ufal a I Semana da Computação. Como é rotina desses eventos tivemos palestras, minicursos e mesa redonda (a qual não deu para participar), onde falava sobre o cenário de TI do estado, ou seja, o TI do estado é uma merda e pronto. Ou alguém (algum leitor daqui de alagoas) vai dizer o contrário disso???

O evento…

O evento foi um pouco mais organizado se comparar com outros que fui (Debian Festival I e II), no mesmo local. O intuito de ir a esse evento foi apenas para fazer os minicursos de Python e Bash Script, tiveram outros minicursos, mas não tive muito interesse. E tive boas surpresas.

Como fui para o minicurso de Python, ministrado pelo Rodrigo Peixoto aluno de Mestrado da Ufal, no primeiro dia e era o dia todo, não consegui assistir nenhuma palestra (de qualquer forma já tinha visto as palestra no ARACOMP, mês passado). Conheci Python, linguagem interessante e até mesmo fácil de aprender. Muita coisa que você se preocuparia programando em outras linguagens, Python resolve pra vocês, uma ótima linguagem que aborda quase todos (senão todos) os paradigmas que envolvem a programação (falarei sobre esse assunto em outro post). IMHO uma linguagem para preguiçosos (algumas pessoas vão querer me matar depois disso x)!

Segundo dia cheguei um pouco atrasado mas consegui chegar um pouco antes do início das palestras do horário da manhã, assisti apenas 3 palestras das 4 apresentadas. Uma sobre IHC, outra sobre um projeto deles (lá da UFAL) sobre RSF (algo do tipo) e “Por que os alunos de computação devem estudar matemática”, no caso, o bem dito calculo. Gostei muito da IHC, assunto bastante interessante. Na parte da tarde foi o minicurso de Bash Script, ministrado pelo Psycho Mantz (Baltazar), que já o via em algumas listas de e-mail, um ótimo minicurso, mas esperava uma coisa um pouco mais avançada, até por já conhecer um pouco sobre o assunto.

No último dia vi palestras bem interessantes como “Segurança no Desenvolvimento de Aplicações Web” e “Oportunidades Acadêmicas e Mercadológicas para o Profissional de Computação”, essa última não concordei com muitas coisas que ele falou, pois são totalmente diferentes do que encontramos no mercado de Alagoas. E a tarde teve a continuação do minicurso de bash script.

No contexto geral do evento (palestras + minicursos), aprendi um pouco mais, e a vida é assim, sempre siga em frente e aprendendo mais.

Extra evento…

Acho que um ponto importante nesse tipo de evento é a troca de informação e experiência entre os participantes. Aqui foi um pouco diferente, já conhecia o ambiente e algumas pessoas, revi amigos e troquei várias ideias.

Conheci a parte de Computação Pervasiva, o qual ganharam o prêmio de melhor software para maemo em uma competição. Conversei com 2 amigos (Tarsi e o Marquinhos) que fazem Mestrado, obtive informações de como é e o que fazem no Mestrado, achei muito interessante. Essa conversa me fez mudar a minha opinião sobre Mestrado e dispertou a vontade de fazer. Não tenho nada pronto, mas provavelmente vou preparar um projeto sobre IHC e tentar entrar no Mestrado de Modelagem Computacional Baseada em Conhecimento, é interdisciplicar e aborda boa parte das matérias as quais gostaria de estudar.

Ficamos por aqui, e posso dizer que esse evento foi muito importante para meu crescimento pessoal. Agradeço a todos que demonstraram seu conhecimento e suas experiências comigo, sou muito grato a todos vocês!

Saudações,

Leandro “skate_forever” Inácio.

Leitura do mês!

Durante o SFD em Aracaju, fui ao Shopping Rio Mar (acho que é esse o nome), e acabei comprando o primeiro livro que vi e já fazia um tempo que estava querendo comprar, é um pouco “velho”. Mas a leitura é recomendada.

O livro “A cabeça de Steve Jobs – As lições do líder da empresa mais revolucionária do mundo” de Leander Kahney.

A cabeça de Steve Jobs

Façam bom proveito da leitura.

Software Freedom Day e ARACOMP.

Software Freedom Day

Antes tarde do que nunca. x)

No dia 19 de Setembro, foi realizado o SFD (Software Freedom Day) em Aracaju.

Onde tive a oportunidade de rever os amigos (Hugo, Rizada, Joaquim, Israel, Pardal, Mult e outros), que fiz no ENSL/LIVRE-SE de 2007 em Aracaju, e assistir várias palestras técnicas e não técnicas.

Tive o grande prazer de conhecer o Alex e o Gomex. Duas pessoas sensacionais.

No meio a uma grande bem trabalhada, acabei selecionando algumas, como:

Software colaborativo(groupware) e sincronismo com dispositivos móveis. Apresentada pelo Mult, que por sinal foi muito interessante. Foi pouco movimentada pois foi uma das primeiras palestras, mas mesmo assim a sala estava cheia.

Endian Firewall Crash Course. Apresentada por um grande amigo, Israel Júnior, a qual fui coordenador de mesa. Já tinham me apresentado essa ferramenta mas não tinha feito testes e a apresentação foi uma ótima vitrine para conhecer mais o Endian. Sem falar que tinha até gente sentada no chão pra assistir, pois não tinha espaço mais.

Hardening Linux – Mantendo sistemas Linux seguro. Essa foi uma das palestras mais disputadas, que teve uma reprise assim mudando o horário das outras palestras. Foi apresentada pelo Alexandro Silva. Bem interassante a palestra.

Palestra do Alex sobre Hardening Linux.
Alex, Hardnening Linux.

Dando seguimento ao dia de palestra fui assistir, Monitoramento pró-ativo de ativos – Caso UFBA, ministrada pelo Gomex (Rafael Gomes), acabei não tirando foto, pois o Hugo estava com a máquina tirando foto dele e da amiga dele. ¬¬

Fiquei na mesma sala onde o Joaquim Espinhara, com sua palestra “Playing with the giant – Metasploit” nos mostrou uma ferramenta que vou dizer, só não faz café, mas o resto… x)
Excelente ferramenta pra quem gosta de Segurança, vale a pena brincar com ela.

Tinha outra palestra que não deu pra ver que era “Esquematização de um Servidor VoIP (Asterisk)”, apresentada pelo Rodrigo Rezende, pois tava no mesmo horário da palestra do Gomex. Ficará para a próxima.

No balanço geral, foi um dos melhores eventos que fui, ótimas palestras, aprendi um bucado. Principalmente na palestra “mamãe quero ser hacker” (Metasploit). 😀

E o mais importante, acabei conhecendo o Ian. Até que fim, conheci o filho do meu grande amigo Hugo.

Hugo e Ian
Hugo e Ian.

Ian bricando com uma pequena lembrancinha que levei.
Ian.

Coisas extra-evento que aconteceram… Alex só vivia no PS3 do Hugo, Gomex quando toma um pouco de cerveja fica “alegre” demais. As conversas sobre comunidades foram muito importantes e vi que pessoas próximas tem a mesma ideia que eu, sobre o assunto. A orla de Aracaju é uma das mais bonitas do Brasil. Ah, já ia esquecendo, quem quiser camisa do GNOME com bola, pergunta ao Alex onde conseguir. =X

Hugo, Gomex e Eu.
Hugo, Gomex e Eu.

ARACOMP

A semana após o SFD em Aracaju, foi realizado o I Congresso de Computação de Arapiraca (ARACOMP) nos dias 24, 25 e 26 de Setembro.

Fui com o intuito de participar do mini curso de Shell Script, mas como as incrições foram meia boca, acabei não fazendo por não ter mais vagas e estava achando que as palestras seriam meia boca, resolvi ficar e assistir, pois não iria voltar pra casa, depois de 10 minutos de moto na rodovia! ¬¬

E para a minha supresa, as palestras foram mais do que eu esperava. x)

Em todas as palestras se falou sobre Engenharia de Software, Programação de Alto nível, até vir o Dr. Alejandro Frery que é da UFAL – Campus AC Simões (Maceió), com o “Panorama de pesquisas no LaCCAN – Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica da UFAL”.

Eu e Neto, no primeiro dia do ARACOMP.
Eu e Neto, no primeiro dia do ARACOMP.

Vou tomar esse palestra como destaque, porque o projeto é muito interessante e pelo simples motivo do Dr. Alejandro, ter comentado que “hoje os alunos de computação e de áreas ligadas a computação em geral, só querem programar em ‘Alto Nível'”. Pois é Dr., concordo com você! x)

Comentou também, que existe uma carência muito grande de alunos que queira programar para os coletores de informação para o projeto de pesquisa que está sendo realizado e para outras áreas da computação.

Uma palestra muito interessante, ministrada pelo Msc Elthon Oliveira, foi “Por que alunos de Ciência da Computação devem Estudar Matemática?”. A grande maioria dos alunos tendem a reclamar por ver tantos cálculos na graduação e isso apareceu curiosidade sobre o assunto.

Não vou falar muito sobre o ARACOMP, senão o post vai ficar enorme. No contexto geral do evento, o mesmo mudou um pouco a minha cabeça em relação a desenvolvimento e eng. de software. Despestou mais o meu interesse para parte de programação/desenvolvimento e estou pensando em deixar um pouco SysAdmin de lado.

A vida passa e acabamos mudando, querendo ou não. x)

É isso ae… Até a próxima!