Archive for maio 2009

Nobreak SMS Net3+ Expert

Olá,

Quem tem um nobreak sabe o quanto esse equipamento é essencial para o dia-a-dia de quem é Geek. x)

Pois bem, comprei o meu já tem 1 ano e a minha belezinha é esse aqui. O interessante do mesmo é que ele tem gereciamento via software o que é muito útil para você que se preoculpa com seu(s) querido(s) HD(s).

Através desse gerenciamento, posso programar a hora de desligamento do mesmo e do meu PC, sem causar danos ao meu hardware, além de prover outros recursos como acesso remoto, testes em geral para o nobreak e alerta sobre o que está acontecendo com a energia da sua casa/empresa via SMS. x)

O mesmo estava instalado e funcionando tranquilamente, até ter a idéia de testar o Gentoo quando o Arch estava em “TPM”, como não tive paciência para tá baixando pacotes no Gentoo (lembrando que o tempo de compilação dos pacotes é menor do que baixar os infelizes na velox 300Kbps) resolvi reinstalar o Arch (pois já tinha os pacotes em cache) que levou menos de 10 minutos pra ter o meu sistema básico atualizado e também, com X, Gnome e outras firulas.

Passei mais de um mês sem instalar o software do nobreak e vi que realmente não dá pra viver sem ele, vou demonstrar os passos de instalação e comentar algumas partes.

Antes de começar precisamos do software, não é? Vá ao site alerta24.com.br e baixe o arquivo SMS_Power_View_Linux.tar.gz

Se você possui a versão que vem com a conexão USB (no meu caso) é interessante saber qual o módulo do nobreak que é, cypress_m8.

Precisamos instalar o jdk (afim de evitar possíveis dores de cabeça vamos instalar também o jre) para ter o software funcionando, como estamos no Arch:

pacman -Sy jre jdk

OBS.: Na antiga instalação usava jdk e como a distribuição migrou para o openjdk, acabei usando esse. Você pode até perguntar se funciona, sim funciona, mas não da mesma forma que o jdk da SUN, tive instabilidade no software, logo recomendo usar o jdk que está no community.

Instalando o SMS Power View

  1. A instalação será feita no diretório /opt/sms;
  2. Efetue o download do arquivo SMS_Power_View_Linux.tar.gz e salve-o dentro de qualquer diretório de sua preferência e após isso descompacte-o (#tar –xzvf SMS_Power_View_Linux.tar.gz);
  3. Entre     na    pasta    onde      os    arquivos      foram    descompactados (# cd /installSMSPowerView) e execute o arquivo install.sh (#./install.sh);
  4. Você será questionado sobre o local onde se encontra instalado o JDK (java);
  5. Após informar o local onde o java esta instalado, você será questionado o valor da variável DISPLAY, se o valor for o default pressione a tecla Enter.
  6. Informe o local onde deseja instalar o SMS Power View (passo 1, /opt/sms);

Como executar o SMS Power View O software SMS Power View poderá ser configurado através do Console ou Ambiente Gráfico (navegador), conforme descrito abaixo.

Modo Texto (Console):

  1. Acesse o diretório SMS (cd /opt/sms) e execute o comando abaixo utilizando letras maiúsculas:  ./RODAR_SMS.sh
  2. Aguarde alguns instantes para que o sistema termine de carregar o software e execute o seguinte comando: ./CONSOLE.sh
  3. Escolha a opção “3.Configuração” e configure a porta de comunicação onde o cabo USB.

Ambiente Gráfico (navegador):

  1. Abra uma janela de “console” e acesse o diretório SMS (cd /opt/sms). Execute o comando abaixo utilizando letras maiúsculas: ./RODAR_SMS_POWERVIEW.sh
  2. Abra um navegador de seu sistema e digite o  seguinte endereço: http://localhost:8080/sms/
  3. Clique no item “Configurações”;
  4. Configure a “porta de comunicação” onde o cabo do nobreak foi conectado;
  5. Para finalizar clique em “Salvar”.

OBS.: Para acessar via browser precisei fazer ./RODAR_SMS.sh e depois ./RODAR_SMS_POWERVIEW.sh Para carregar o software Power View automaticamente na inicialização do sistema operacional, acrescente a linha abaixo no arquivo “rc.local”:

su root /opt/sms/RODAR_SMS.sh

OBS.: O procedimento acima foi testado e homologado na distribuição Ubuntu Kernel: 2.6.15-23-386. Arch Linux: kernel26 2.6.29.3-1.

UPDATE

Os trexos “Modo Texto” e “Ambiente Gráfico”, foram usados até a versão 2.04.00 (que eu conheça), ontem (24/05/09) atualizei pra versão 2.07.00 a qual já vem com uma novidade interessante. A versão 2.07.00 já tem systray, coisa que só tinha na versão para windows e, a parte de instalação continua a mesma, mudou só na parte de executar o software.

Para executar o mesmo, basta entrar no /opt/sms e digitar:

./powerview

Será mostrado um help com as opções que você precisa para iniciar o mesmo, usando GUI (systray) ou não. Para usar o “rc.local” para iniciar o software do nobreak basta adicionar:

su root /opt/sms/powerview start

Até a próximo, essa a minha dicazinha… Lembrando que os passos aqui apresentados foram retirados do manual de instalação e quando possíveis, modificados para as minhas necessidades. Creio que o próximo post será alguma coisa relacionada a programação. 😉

Saudações, Leandro “skate_forever” Inácio

É irritante…

É complicado e chega a ser irritante quando as pessoas não sabem ou não querem ler corretamente as coisas.

Fiz um guia de instalação para o Arch que já tem um certo tempo e todos confudem achando que o meu amigo Hugo Doria foi o único responsável pelo mesmo, acho até que por conta desse post no blog dele.

Mero engano. Pois em ordem de contribuição para realização do mesmo foi:

Leandro Inácio (acho que uns 70% do guia foi trabalho meu);
Hugo Doria;
Renato Leão.

Todos fazem parte do Arch Linux Brasil e o mérito pelo guia deveria ser da comunidade e não apenas de uma única pessoa. Esse é só um desabafo que já deveria ter sido relatado a mais tempo.

Vou deixar mais uma dica.

Se querem o antigo guia de instalação podem pegar aqui e esse link para o pós instalação antigo que foi feito pelo Hugo.

Os guias novos (e atualizados) podem ser encontrados aqui (instalação) elaborado pela Equipe Arch Linux Brasil (com destaque para o Rodrigos Flores pela dedicação nesse guia) e aqui (de instalação e pós instalação) feito pelo Tomás e sinceramente recomendo esse review para conhecer um pouco do que seria o Arch Linux.

Bom, era isso e até a próxima…

Ahhh, lembrando que a Newsletter de Maio está sendo traduzida, espero que em breve seja disponibilizada.

Saudações, Leandro “skate_forever” Inácio.

Até que fim…

Pois é, depois de alguns anos e algumas tentativas (acho que 2 ou 3 vezes, se não estiver enganado) de ter um blog, acho que agora vai.

O que você pode encontrar por aqui? Não sei dizer ao certo, MAS… É que nem qualquer outro blog, com algumas informações sobre o que gosto de fazer e o que ando fazendo, assim espero.

  1. Sistema Operacional de forma abrangente/genérica;
  2. Programação em C e Shell Script, que são as que me interessa, talvez um pouco de Python e Java (se tiver paciência pra essas) e um pouco de programação em geral;
  3. LPI (preciso estudar pra isso aqui, pra tirar essa infeliz x);
  4. LFS (Linux From Scratch, estou dando uma “estudada” nisso, pra aprender um pouco mais sobre Linux);
  5. Arch Linux, distribuição que adoro e sou usuário fiel e também sou colaborador do Arch Linux Brasil;
  6. OpenBSD, é o carinha da família BSD que me chama mais atenção, quero ver se consigo posto algo sobre ele aqui;
  7. Leitura, retomei o gosto pela leitura e estarei também dando dicas de livros que ando lendo, como o mais atual, “O vendedor de Sonhos”.

Essa são as coisas que gosto de fazer (ler sobre) no meu dia-a-dia, espero que esse “bRog” seja útil de alguma forma, pelo menos pra mim e quem sabe ganhe algum leitor fiel.  x)