Quero aprender programar. E agora José?

Já estava planejando este post a um bom tempo, mas devido à alguns contra tempos e preguiça para abordar o assunto, acabei deixando de lado.

Parece coisa até de destino, MAS… Hoje, já estava programado em meu cronograma/horário no sunbird, uma galerinha no #archlinux-br do IRC, estavam falando sobre o assunto. Pois bem, aí vai a minha opinião, que para a maioria não vale de nada. HUhUHUhuHuhUhUHuhUhUH!!!!!!!!!!!

Não tem problema, mesmo assim vou falar.

Inicialmente a pessoa que hoje quer aprender a programar, tem que ter em mente é: Aprender L-Ó-G-I-C-A!

É isso mesmo, lógica de programação, pois sem isso não vai sair do canto. Independente disso, alguns tentam sempre falar, “Ah, usa python”, outros “que python que nada, vai de java” e os mais afoitos (como eu), “vai de C, C é o poder”! Se olharmos bem a situação, chega a ser engraço. 😉

Sendo que muitas vezes você só vai aprender a programar, ou seja, aprender a lógica da “coisa”, pegando uma linguagem e “caindo pra dentro”. Um passo importante é sempre ater-se aos conceitos de programação e aos da linguagem diferenciando um do outro. Isso só vai acontecer estudando.

Contudo, para iniciarmos essa jornada é preciso pegar várias literaturas e ler, ler muito, além disso é claro, PROGRAMAR, E MUITO.

Tenha sempre em mente que uma boa literatura, para aqueles que querem aprender a programar é claro, tem abordar desde o início, do básicão, o que são dispositivos de E/S e outras coisinhas, estimular você a pensar!

Outra coisa, não adianta eu, você, o fulaninho que manja de php, ou de python, ou de java ficar indicando a linguagem preferida, pois nem sempre vai dar certo, você vai acabar não gostando da linguagem e vai acabar pegando desgosto por programar (como acontece na velha briga das distros). Antes de mais nada leia sobre as linguagens, tenha em mente o que você quer fazer quando se está programando. Assim fica mais fácil de obter resultados e começou não pare no meio do caminho, termine.

Uma dica sobre o que falei acima é ler o livro “Concepts of Programming Languages”, dica passada pelo Robson Peixoto no #archlinux-br.

Então, aqui vão algumas sugestões de literatura (não vou comentar sobre elas) para C, Shell Script e Java. Não vou postar sobre Python, PHP e muito menos sobre Ruby on Rails, pois não procurei nada sobre essas coisas, se algum leitor tiver algo, pode comentar aqui.

C:

1. Aprendendo a programar programando em linguagem C;
2. Curso de C da UFMG;
3. C Completo e Total;
4. The C Programming (ANSI C);
5. The C Book (Esse livro tenho em pdf perdido nos arquivos, mas tinha lido algumas páginas e achei interessante).

Shell Script:

1. Shell Script Profissional;
2. Programação Shell Linux;
3. Bash Guide for Beginners;
4. ABS (Advanced Bash-Scripting Guide).

Java:

1. Java: Como Programar.

Bom, acho que por enquanto é só… E mais um recado, depois que aprender a programar aprenda sobre Engenharia de Software, não seja mais um ‘POG’ramador.

UPDATE:

Dica passada pelo Estevão: uma dica interessante pra quem tá começando tb… é ler código, ler muito código e pensar em programação como solução de problemas, imaginar um problema, bolar uma solução, escrever no papel, visualizar bem a coisa, e depois implementar…

UPDATE 2:

Dica passada pelo Rodrigo Flores: Saber lógica e algoritmos, estuda o Sedgewick ou o Cormen. E resolver problemas de olimpíadas de programação, a linguagem seja C, Java, Cobol, Ada, Fortran, Haskell é o de menos.

A coisa tá ficando boa… Valeu ao pessoal que tá passando mais informações sobre o assunto.

4 comments

  1. Estêvão disse:

    Ótimo artigo Leandro. Se alguém tiver interesse em começar a programar em Python, o link a seguir contém uma documentação bem didática (em inglẽs): http://www.swaroopch.com/notes/Python.

    Abraço!

  2. Boa cara! Como diz um professor: depois de aprender lógica, basta pegar o manual de qualquer linguagem que você implementa o programa. hehe

    Abraços!

  3. Cesar disse:

    Eu ficaria aqui falando por horas, mas um grande amigo já sintetizou muito bem tudo para nós:

    Como aprender computação
    http://www.ricbit.com/2008/06/como-aprender-computao.html

    Vale a pena ler.

  4. Leandro disse:

    Muito bom os links que vocês estão passando… x)

    Vou olhar alguns das literaturas que está no “Como aprender computação”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *