2011, 2012 e …

Há algum tempo penso em publicar algo e consequentemente, se realmente consigo manter um blog.
Creio que seja necessário um pouco de foco e dedicação, pois, publicar não é fácil!

Expor o dia-a-dia é um tanto “invasivo”, mas utilizo para um balanço (mental) do ano que passou.
Desta forma, para me auxiliar neste balanço o ideal seria escrever um resumo de 2011 e 2012, forçando a lembrar-me das conquistas e dos “sofrimentos” durante toda a jornada.

Em 2011 consegui muitas vitórias, casei, mudei para um emprego melhor, palestrei na 5ª edição do ENSL e concluí a Pós Graduação.
Analisando bem as principais conquistas, a que poderia trazer algum benefício e não foi tão boa quanto esperava foi a Pós, pois, nada de novo foi apresentado e praticamente foi uma revisão da graduação… Dinheiro jogado no lixo, ao meu ver!

Desta forma temos que tirar algo de bom, e nisto, creio que o meu trabalho de conclusão tenha sido o lado bom, pois a partir dele consegui aprender um pouco mais sobre segurança e elaborar algo para a palestra do ENSL, onde falei sobre hardening e um projeto de melhorias de segurança para a distribuição Arch Linux.

Este projeto foi um ponto de partida para contribuir com a distribuição, que para mim foi interessante, sendo que o mesmo parou no tempo – e acabei não divulgando nada sobre o mesmo que pudesse ser agregado ou até integrado a distribuição – por falta de paciência e que será retomado inicialmente na forma de documentação, depois passando para o Sheriff, desenvolvido pelo Paulo Matias e por fim usando HnTool, desenvolvido pelo Hugo Doria. Para isso estou retomando os estudos de programação e desta vez espero que não pare.

O evento em si (ENSL), foi bom por ter sido acompanhado pela galera genial e divertida de sempre, porém o evento deixou a desejar, poucas pessoas compareceram ao evento e as palestras que mais tiveram gente foram do COALTI, evento que acontecia em paralelo.
Na minha palestra apareceram pessoas que estavam afim de conhecer a distribuição e que queriam ver o projeto de segurança que estava elaborando para a distribuição, creio que a palestra tenha sido boa!

Preciso melhorar nessas apresentações, pois fico bastante nervoso e muita informação acabo esquecendo de passar!
A palestra pode ser visualizada aqui e o meu trabalho da graduação aqui. Espero que gostem!

As mais importantes e significativas que mudaram bastante minha vida foram, casar e mudar de emprego!
Gostaria de agradecer principalmente a Hugo Doria e Anderson Duarte, por ajudarem a conseguir esse emprego e Fillipe Rodrigues e Igor Mendonça, por dividirem o apartamento.

Basicamente este foi o ano de 2011.

Já em 2012 a coisa não foi muito “flores” e resumiu basicamente em turbulências, muito trabalho e mudanças de apartamento pra lá e pra cá, redução de várias coisas e principalmente de gastos, apesar de 2011 ter sido de vitórias, 2012 foi de firmação e luta para manter o que tinha conquistado.

E as coisas boas foram bem básicas como mobiliar o ap e comprar os equipamentos “montar” o meu NAS/HTPC, que terá um post para mostrar como configurei e o que precisei fazer para transformá-lo. x)

Estes foram meus 2011 e 2012… Podem ser poucas conquistas, mas foram com muita luta e suor, não foi fácil!
2013, lutar para manter o que conquistei nos últimos anos e buscar melhorias profissionais e pessoais!
Lutar agora pelos meus objetivos profissionais que são LPIC-2, RHCE e voltar a programar (também são pessoais e dizer para mim mesmo que posso alcançar tudo aquilo que pretendo conquistar)!

Ah!, ia esquecendo… As pessoais já estão acontecendo, vou ser pai! 😛
O sentimento era de medo ao saber e agora é de ansiedade!

2 comments

  1. Repetindo, você tem que escrever mais. É difíci, sei como é, tenho alguns posts também para publicar mas com disse requer um pouco mais de dedicação.
    E são tantas coisas, profissionais e pessoais que nos consome tanto tempo.
    Parabéns pelas conquistas, casamento, novo job, e o fruto desse seu casamento, essa dádiva de ser Pai.
    Bem vindo, verá que mágico.
    E a dedicação para melhoria, profissional será maior, a pessoal vai te tornar um melhor ser humano só quem tem filho sabe o que to falando.
    Que siga sempre firme e forme para o sucesso meu caro.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.