Restaurando backup no Endian em um novo hardware.

Olá,

Hoje tive um contratempo ao tentar restaurar as configurações do Endian Firewall, através de um backup feito.

A máquina a qual o Endian estava instalado apresentou problemas na placa mãe e foi necessário a troca de hardware. Sendo assim, instalei o Endian e fiz a restauração do backup. Ao tentar logar o sistema não funcionava e fui verificar onde o problema estava.

Ao executar o comando ifconfig constatei que as interfaces tinham sido renomeadas para eth3, eth4 e eth5. Ao pesquisar um pouco, achei esta solução.

O problema estava sendo causado pelo /etc/busbusinfotab gerado pelo ethconfig que fica armazenado no arquivo de backup. Editei o arquivo, deixando apenas as interfaces eth3, eth4 e eth5 e modificando os nomes para eth0, eth1 e eth2. Executei um reboot, pronto. Nosso Endian voltando ao seu funcionamento normal.
Caso tenha interesse em remover este arquivo dos próximos backups, faça:

# vi /var/efw/backup/exclude.system

E adiciona a seguinte linha:

etc/businfotab

Até a próxima!

PS.: Tenho algumas dicas, que vou postando aos poucos, pois tem muita informação atrasada para ser colocada no blog. Este ano foi corrido. 😉

7 comments

  1. Antonio Flores disse:

    Parabéns pelo artigo! Resolveu meu problema.

  2. Douglas disse:

    Galera me bati muito pois a minha versão do endian e a 2.5.1

    e o caminho seria esse > /usr/lib/efw/backup/exclude.system

  3. Adriano disse:

    Leandro,

    Boa noite.

    Meu nome é Adriano Campos, sou de SP e acompanho suas dicas a algum tempo. Se possível gostaria que me ajudasse com um problema no CD de instalação do ENDIAN 2.5.2

    Ocorre que temos um CD ORIGINAL da instalação e esse funciona corretamente toda vez que precisamos reinstalar, se criamos uma cópia desse CD não funciona e não é reconhecido como CD de BOOT, já tentamos gravar em formato ISO 9660, já verificamos e o servidor destino está sim bootando primeiro pela Unidade de CD e depois HD, mas nada faz ele reconhecer o CD copiado.

    Sabe o que pode ser ?

    Parabéns, obrigado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *