Software Freedom Day e ARACOMP.

Software Freedom Day

Antes tarde do que nunca. x)

No dia 19 de Setembro, foi realizado o SFD (Software Freedom Day) em Aracaju.

Onde tive a oportunidade de rever os amigos (Hugo, Rizada, Joaquim, Israel, Pardal, Mult e outros), que fiz no ENSL/LIVRE-SE de 2007 em Aracaju, e assistir várias palestras técnicas e não técnicas.

Tive o grande prazer de conhecer o Alex e o Gomex. Duas pessoas sensacionais.

No meio a uma grande bem trabalhada, acabei selecionando algumas, como:

Software colaborativo(groupware) e sincronismo com dispositivos móveis. Apresentada pelo Mult, que por sinal foi muito interessante. Foi pouco movimentada pois foi uma das primeiras palestras, mas mesmo assim a sala estava cheia.

Endian Firewall Crash Course. Apresentada por um grande amigo, Israel Júnior, a qual fui coordenador de mesa. Já tinham me apresentado essa ferramenta mas não tinha feito testes e a apresentação foi uma ótima vitrine para conhecer mais o Endian. Sem falar que tinha até gente sentada no chão pra assistir, pois não tinha espaço mais.

Hardening Linux – Mantendo sistemas Linux seguro. Essa foi uma das palestras mais disputadas, que teve uma reprise assim mudando o horário das outras palestras. Foi apresentada pelo Alexandro Silva. Bem interassante a palestra.

Palestra do Alex sobre Hardening Linux.
Alex, Hardnening Linux.

Dando seguimento ao dia de palestra fui assistir, Monitoramento pró-ativo de ativos – Caso UFBA, ministrada pelo Gomex (Rafael Gomes), acabei não tirando foto, pois o Hugo estava com a máquina tirando foto dele e da amiga dele. ¬¬

Fiquei na mesma sala onde o Joaquim Espinhara, com sua palestra “Playing with the giant – Metasploit” nos mostrou uma ferramenta que vou dizer, só não faz café, mas o resto… x)
Excelente ferramenta pra quem gosta de Segurança, vale a pena brincar com ela.

Tinha outra palestra que não deu pra ver que era “Esquematização de um Servidor VoIP (Asterisk)”, apresentada pelo Rodrigo Rezende, pois tava no mesmo horário da palestra do Gomex. Ficará para a próxima.

No balanço geral, foi um dos melhores eventos que fui, ótimas palestras, aprendi um bucado. Principalmente na palestra “mamãe quero ser hacker” (Metasploit). 😀

E o mais importante, acabei conhecendo o Ian. Até que fim, conheci o filho do meu grande amigo Hugo.

Hugo e Ian
Hugo e Ian.

Ian bricando com uma pequena lembrancinha que levei.
Ian.

Coisas extra-evento que aconteceram… Alex só vivia no PS3 do Hugo, Gomex quando toma um pouco de cerveja fica “alegre” demais. As conversas sobre comunidades foram muito importantes e vi que pessoas próximas tem a mesma ideia que eu, sobre o assunto. A orla de Aracaju é uma das mais bonitas do Brasil. Ah, já ia esquecendo, quem quiser camisa do GNOME com bola, pergunta ao Alex onde conseguir. =X

Hugo, Gomex e Eu.
Hugo, Gomex e Eu.

ARACOMP

A semana após o SFD em Aracaju, foi realizado o I Congresso de Computação de Arapiraca (ARACOMP) nos dias 24, 25 e 26 de Setembro.

Fui com o intuito de participar do mini curso de Shell Script, mas como as incrições foram meia boca, acabei não fazendo por não ter mais vagas e estava achando que as palestras seriam meia boca, resolvi ficar e assistir, pois não iria voltar pra casa, depois de 10 minutos de moto na rodovia! ¬¬

E para a minha supresa, as palestras foram mais do que eu esperava. x)

Em todas as palestras se falou sobre Engenharia de Software, Programação de Alto nível, até vir o Dr. Alejandro Frery que é da UFAL – Campus AC Simões (Maceió), com o “Panorama de pesquisas no LaCCAN – Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica da UFAL”.

Eu e Neto, no primeiro dia do ARACOMP.
Eu e Neto, no primeiro dia do ARACOMP.

Vou tomar esse palestra como destaque, porque o projeto é muito interessante e pelo simples motivo do Dr. Alejandro, ter comentado que “hoje os alunos de computação e de áreas ligadas a computação em geral, só querem programar em ‘Alto Nível'”. Pois é Dr., concordo com você! x)

Comentou também, que existe uma carência muito grande de alunos que queira programar para os coletores de informação para o projeto de pesquisa que está sendo realizado e para outras áreas da computação.

Uma palestra muito interessante, ministrada pelo Msc Elthon Oliveira, foi “Por que alunos de Ciência da Computação devem Estudar Matemática?”. A grande maioria dos alunos tendem a reclamar por ver tantos cálculos na graduação e isso apareceu curiosidade sobre o assunto.

Não vou falar muito sobre o ARACOMP, senão o post vai ficar enorme. No contexto geral do evento, o mesmo mudou um pouco a minha cabeça em relação a desenvolvimento e eng. de software. Despestou mais o meu interesse para parte de programação/desenvolvimento e estou pensando em deixar um pouco SysAdmin de lado.

A vida passa e acabamos mudando, querendo ou não. x)

É isso ae… Até a próxima!

2 comments

  1. ahuauhauhauhahu!!!!!

    Velho camisa do Gnome com bola é foodaaaaa!!!

    Grande evento!!! Muito legal conhecer você!!! Figuraçaaa!!

    Não esquecendo que sua namorada ou vai ficar expert no assunto ou nunca mais aparece num evento de nerdsss. ;-P

    Nos veremos novamente!!!

    Manda um abração pra raça de Arapiraca.

    • Leandro disse:

      x)

      Rapaz, muito show o evento, sério mesmo… Mas o bom de tudo isso é conhecer novas pessoas, e pessoas que são literalmente, fo**s! Manjam mesmo!
      Sendo que compartilham da mesma opinião mas nem sempre concordando e sim mostrando os pontos positivos e negativos.

      Figuraça, eu?? JAMAIS! UHuhUhU

      Ela disse que vai acompanhar, já que os caras ficam comentado de mulé, de balada, disso e daquilo… Mas deixando de lado a brincadeira, ela pode até ir, mas é pra dar um “giro” pelas cidades conhecer, como foi em aracaju.

      Vou mandar sim, um abraço pro GTINFO.. UHuHuhuhuhUh

      Espero que seja em breve, no evento ai em SSA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *